sábado, 26 de setembro de 2009

Um balanço do Portugal desta classe política

Um balanço do Portugal desta classe política

1. O PS governou o país 12 anos nos últimos 14 anos. E deixou o país assim:
2. 20% dos jovens dos 20 aos 30 anos no desemprego.
3. 50 mil licenciados sem emprego.
4. 300 mil a receberem RSI; muitos há mais de oito anos.
5. Justiça parada, lenta e partidarizada. Veja-se o caso do juíz Rui Teixeira, Casa Pia e Freeport.
6. Imprensa controlada e domesticada com saneamentos de jornalistas incómodos. Veja-se os casos da TVI e do Público com o Primeiro-Ministro a fazer sucessivos ataques públicos a jornalistas.
7. Um primeiro-ministro que acumula suspeitas atrás de suspeitas e casos no mínimo estranhos.
8. O PIB a cair mais de 3% nos últimos 12 meses. A economia do país estagnada nos últimos dez anos. Portugal a divergir da média da UE correndo o risco de ficar, em breve, entre os últimos cinco lugares.
9. O endividamento recorde das famílias e empresas.
10. Défice público a ultrapassar os 6%. Há economistas que dizem que já vai nos 10%.
11. Taxa de desemprego oficial de 9,3%. Na realidade, são mais de 600 mil desempregados. Previsões da OCDE para 2010: 11,7% de desemprego.
12. Leis penais que impedem os juízes de prender os criminosos. As penas mais leves da União Europeia para homicídios.
13. Uma carga fiscal que está a empobrecer a classe média.
14. Uma escola pública obrigada a fabricar sucesso educativo estatístico sem preocupação pela qualidade das aprendizagens.
15. Humilhação e ataques continuados ao maior grupo profissional do País, os professores, obrigando-os a passar o tempo mergulhados em papéis.

Questionário aos Partidos

Sessenta personalidades católicas questionam os partidos sobre os valores morais.
Mas que fique claro que não seria preciso ser católico!

Em documento dirigido aos partidos políticos, sessenta personalidades católicas questionam-nos sobre os valores morais relativos ao casamento e à família. Como sabemos, se o PS e o BE são claramente dominados por políticos apologistas da destruição da família, o PSD e o CDS não são totalmente claros a este respeito e neles coabitam posições antagónicas.
Por exemplo, no CDS-PP, grande parte das pessoas defende os valores da Civilização e da família. Mas já o «modernaço» Pires de Lima quer «abrir» o partido à «modernidade»...
No PSD, Manuela Ferreira Leite foi clara na defesa do casamento, o que lhe valeu o ódio da fauna libertina nos jornais, televisões e rádios. Mas, ao mesmo tempo, indivíduos como Santana Lopes e Passos Coelho defendem as mesmas posições degradantes de Sócrates e Louçã.
A iniciativa desssas personalidades católicas em defesa da Civilização e da família é, pois, de louvar. Mas também é de salientar que não é preciso ser católico para defender os mesmos valores morais. Basta não ser libertino consciente ou tolerante aparvalhado.

Heduíno Gomes

OS JOVENS E A EDUCAÇÃO SEXUAL

Em boa hora os nossos governantes tiveram a sensata iniciativa de promover aulas obrigatórias de educação sexual. Não obstante os testes dos alunos que terminaram os seus estudos secundários acusarem a sua deficiente preparação científica e literária, os nossos governantes aperceberam-se (vá-se lá a saber como...) que ainda pior é a sua falta de conhecimento sobre a sexualidade, pelo que, em vez de proporem mais aulas de português ou de matemática, optaram por sobrecarregar o já muito preenchido currículo escolar com mais uma disciplina, a famigerada educação sexual.

Na realidade, um dos problemas que mais aflige a nossa juventude é a falta de informação sobre o sexo porque, como é evidente, é um tema tabu na nossa sociedade. Basta ligar a televisão a qualquer hora para se comprovar que assim é: não há filme ou telenovela que aborde, nem que seja ao de leve, a sexualidade. As músicas que ouvem os jovens também não têm qualquer referência explicitamente sexual, pois este tema não interessa aos compositores na berra. A internet peca igualmente pela ausência de conteúdos dessa índole: não obstante a generosa oferta dos «Magalhães» à malta, os nossos adolescentes vêem-se e desejam-se para encontrar na net informações que saciem a sua louvável ânsia de conhecimentos sobre a sexualidade.

Também as famílias são, em regra, espaços proibidos para tão delicada questão. O rapaz, ou a rapariga, que vive com a mãe cujo namorado é o pai de uma colega que vive em união de facto e que já abortou o filho de uma anterior relação, geralmente ainda acredita que os bebés vêm de Paris.

Como nos recreios os rapazes só falam da teoria da relatividade e do existencialismo e as meninas, como compete à sua esmerada educação, de bordados e puericultura, os governantes acharam por bem que, pelo menos nas aulas, se fale de sexo. Espera-se que as escolas estejam preparadas para amparar o choque psicológico que uma tal surpresa representará para muitos dos nossos adolescentes, que acreditam ainda, como é sabido, nas cegonhas, o que, diga-se de passagem, é ecologicamente muito correcto, e no Pai Natal, o que, em termos comerciais, o não é menos.

Por último, sendo o sexo uma realidade essencialmente prática e a escola um âmbito de formação profissionalizante, é de crer que a leccionação da nova disciplina seja confiada a especialistas, e não aos professores das outras matérias, que pouco ou nada sabem desta temática. A bem dizer, não basta que esses mestres de educação sexual sejam pessoas conhecedoras da teoria correspondente, mas também da sua prática, na medida em que a Guia de Educação Sexual da ONU, elaborada pela UNESCO com a colaboração da OMS, prescreve, entre outras barbaridades, a apologia da sodomia e a prática do onanismo, a partir dos cinco anos de idade (UNESCO, International Guidelines on Sexuality Education: An evidence informed approach to effective sex, relationships and HIV/STI education; UN News, 27-08-09; Family Edge, 31-08-09).

Não sendo crível que nenhum professor digno desse nome se preste a tão aviltante serviço, a leccionação da disciplina de educação sexual deverá ser confiada a pessoas sem escrúpulos morais, mas vasta experiência nesse âmbito, ou seja, a profissionais do sexo. O benemérito programa governamental das novas oportunidades, que oferece diplomas a troco de experiência profissional, poderia estabelecer um bacharelato em sexualidade, via ensino, para quantos se dedicam ao tão educativo exercício da mais antiga profissão do mundo.

Gonçalo Portocarrero de Almada

domingo, 20 de setembro de 2009

E a intermediação cultural?




O Bloco de Esquerda declara que a sua sede, no Porto, tem sido atacada por neonazis.
Começo por não conseguir perceber como chegou o BE a esta conclusão pois os ataques, ainda segundo o BE, "são perpetrados por pessoas que passam de carro e atiram pedras".
Mesmo dando de barato que com um simples olhar para viaturas em movimento o BE consegue avaliar a ideologia dos respectivos ocupantes, resta-me ainda um outro mistério. Mais propriamente o da linguagem. Em primeiro lugar, caso os agredidos fossem simples cidadãos ou um partido que não o BE estes factos teriam sido descritos com aquela linguagem politicamente correcta que é tão do agrado do BE.
Assim os ataques começariam por ser alegados. Os atacantes não seriam neonazis nem o quer que fosse. Quando muito dir-se-ia que as vítimas, provavelmente sem grande fundamento, suspeitavam de determinados grupos, sendo certo que logo se faria um enquadramento socio-económico sobre o desemprego, falta de expectativas e outros problemas que explicassem que umas criaturas se entretivessem a atirar pedras para as janelas dos outros. Para finalizar, as vítimas dos alegados ataques seriam descritas como estando imbuídas duma certa paranóia securitária que as levava a pedir mais policiamento e não acções de integração para os jovens e demais excluídos.
Creio que esta semana algo mudou no BE.
E não, não me estou a referir à possibilidade de Louçã vir a integrar um futuro governo de Sócrates. O que mudou mesmo é que o BE doravante e para o futuro terá de explicar como é que atirar pedras aos outros é crime em Portugal e acto de resistência na Palestina.
Por fim, mas não menos importante, o BE não só chamou a PSP como passou a considerar que faz falta polícia na rua. Ou mais precisamente faz falta na rua da sua sede do Porto.
Tenhamos paciência: há grandes mudanças que começaram mais discretas. Espero apenas que os alegados atacantes autores dos alegados ataques não tenham lido o programa do BE, nomeadamente as poucas linhas que na sua página 99 são dedicadas à segurança e onde são sugeridas como medidas de combate ao crime "a intervenção activa das populações, através de conselhos municipais e de freguesia em que estejam representadas todas as comunidades e em particular os mais jovens"; e a "intermediação cultural". Por que não dá o BE o exemplo e começa já com a "intermediação cultural", convidando os alegados atiradores de pedras que certamente ainda são jovens para falarem na Assembleia Municipal do Porto? Quem sabe não sofrem dum trauma que os remeteu para as margens da sociedade por não terem tido fisgas quando eram pequeninos?!

Helena Matos, 2009.09.17 Público