sábado, 30 de janeiro de 2010

Os «Prós e Contras» e a salvação da Pátria

João José Brandão Ferreira

O programa «Prós e Contras» passou a ser uma espécie de clínica psiquiátrica onde os portugueses vão semanalmente fazer uma catarse colectiva.

Os resultados, difíceis de avaliar, não parecem colher no campo da objectividade e das realizações práticas quaisquer melhorias sensíveis.

Em primeiro lugar porque tudo resulta numa pequena babilónia discursiva, onde se misturam acertos com disparates, emoções com espírito prático, subjectividades com análise, tudo isto numa comedida barafunda onde nunca se chega a conclusão alguma sobre o que quer que seja. A fasquia é sempre posta a uma altura que ninguém a consegue saltar…

Depois o programa é inócuo porque não tem poder – e ainda bem porque dali não resultaria nada de objectivo e nem consegue influenciar quem tem poder efectivo, ou nominal e apenas naquilo em que poderia vir a influenciar algum voto transviado.

Tem, porém, a grande valia de nos dar a todos uma fotografia de nós mesmos; da nossa indisciplina mental, do nosso desconchavo colectivo; da parcialidade como se olha para os problemas, da incultura geral com muitos saberes desgarrados pelo meio; da nossa inquietação sebástica permanente; na falta de confiança que todos temos com todos e da inacreditável frustração que sentimos em não poder ser, a todo o momento, um filho d’algo qualquer.

O País seria feliz se pudesse ter dez milhões de primeiros-ministros, mas infelizmente só pode haver um de cada vez…

A grande especialista da moda com o seu olhar profundo.
O que será o centro do seu olhar?
O que procurará ela que seja o centro do olhar do telespectador?

Mas, sobretudo, o que preocupa mais é constatar a falta de uma visão global das coisas, a inexistência de sínteses de conhecimento, a baralhação das referências morais e espirituais (ou ausência delas), a deriva do que representa uma família grande, chamada Nação. Isto é, não aparece clara em lado algum, que Ideia é que temos e queremos para Portugal. De Pátria portuguesa. Ainda por cima, aquela que havia e que sucessivas gerações de portugueses foi herdando, tem sido sistematicamente desconstruída nos seus fundamentos.

Ora sem esta base de partida formulada e sentida, em termos sólidos, quaisquer tentativas para sair desta crise ou de outra qualquer, resultará frustre. Parecemos um bando de baratas tontas, representados por um conjunto de bonecos desarticulados e gesticulantes, a que chamamos políticos. Por isso cada vez mais nos corrompemos quer individual quer colectivamente.

Sem nexo que nos oriente, entregamo-nos à única coisa que diariamente se torna indispensável e inadiável, que é sobreviver.

Sobreviver é também aquilo que melhor orienta os animais, ditos irracionais, no seu habitat natural.

Sem embargo, eles fazem-no com maior classe e, seguramente, melhor senso.

Trabalho e emprego

Maria José Nogueira Pinto, DN 28.1.2010

Nada mais politicamente incorrecto do que a convicção de que falar de desemprego nem sempre é falar de falta de trabalho. A título de exemplo cito o caso de uma empresa de grande dimensão que recrutou, no ano de 2009, nove mil e oitocentos trabalhadores dos quais oito mil e duzentos se foram embora durante o mesmo ano, após faltas sucessivas, abandono do lugar e, até, comportamentos ilícitos. Imagino que muitos deles se tornaram automaticamente beneficiários de algum subsídio pago pelos nossos impostos.
 

O que nos devia preocupar é este país dual, dividido entre os que têm trabalho e os que, querendo trabalhar, o não encontram; entre os que mantêm os seus rendimentos de trabalho, o que, nas actuais circunstâncias, significa um aumento do respectivo poder de compra, e os que se viram bruscamente privados de qualquer rendimento e não podem fazer face às necessidades básicas do seu agregado familiar; entre os que prosseguem habitualmente a sua vida e os que se sentem humilhados e perdidos. Questão diferente é a de considerar todos os que não têm emprego como uma categoria homogénea, tal como é um erro pensar que mais pacotes de medidas governamentais ou injectar mais umas quantas dezenas de milhões de euros nos permite ficar com a consciência tranquila.
 

As políticas públicas concebidas e aplicadas desta forma implicam riscos de fracasso quer ao nível dos conceitos quer ao nível das práticas. O primeiro é o de sedimentar uma cultura de dependência e inércia; o segundo é prescindir de uma avaliação política e técnica das medidas governamentais; o terceiro é não questionar a eficiência da máquina administrativa que as vai implementar; o quarto é não proceder a uma caracterização destes desempregados antes de produzir mais e mais medidas.

Todos se recordam da baixíssima taxa de execução do pacote anticrise de 2009. Se bem que a esquerda queira ver nisso uma espécie de "poupança" mal intencionada do que se trata é de incompetência: o anterior Governo revelou-se incapaz. A actual ministra, questionada sobre o assunto deixou escapar que algumas das medidas estavam mal formatadas. Parece que as deste ano, já da sua lavra, não padecem dos mesmos erros. Será assim? Quem nos garante que em 2011 não ouviremos uma explicação semelhante? E quem presta contas dessa má formatação? Onde está a avaliação que se impõe ao plano de 2009?
 
Quem está no terreno testemunha com frequência a incapacidade da máquina quando obrigada a sair das suas rotinas habituais. Os centros de emprego, cuja dinâmica é decisiva, parecem incapazes do mais elementar: conjugar com celeridade a procura e a oferta, o que decerto desencoraja o recurso a estes serviços por parte dos empregadores. Mas, ainda mais grave é o facto, igualmente comprovado, de os chamados períodos de carência terem aumentado, não em função de qualquer imposição legal mas por um inexplicável engarrafamento na triagem e encaminhamento das situações no âmbito da Segurança Social.
 
Finalmente, uma análise mesmo empírica permite perceber que o perfil de muitos destes desempregados aconselharia, por exemplo, medidas específicas para a promoção do auto-emprego. Muitos são pessoas que sempre trabalharam, com iniciativa própria, avessas a pendurarem-se no sistema e que se beneficiassem de medidas concretas resolveriam eles próprios a sua vida como se viu, no âmbito da campanha "Portugal Solidário" no distrito de Setúbal.
 
O esforço de coesão social só se justifica se os desempregados sentirem que têm de ser parte da solução e não apenas do problema, activos na busca de soluções e não agentes passivos, destinatários de medidas abstractas. E a equidade, nesta matéria, passa também por separar o trigo do joio.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Defendamos a Civilização!

[ Para ler melhor, clicar no cartaz ]

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Heresias


Carlos de Abreu Amorim, Correio da Manhã, 26 Janeiro 2010

Alguns pilotos teceram comentários acerca da TAP no Facebook – ‘por coincidência’, assegura a companhia, nove desses pilotos foram coagidos a frequentar um ‘curso de ética’.

A assembleia geral dos pilotos considerou que se estava perante uma pena disciplinar encoberta, logo ilícita, e que a TAP pretendia ‘humilhar’ os pilotos com o castigo (infamante, pelos vistos) de cursarem uma formação em ética profissional.

Poucos notaram a extraordinária ligação lógica entre uma eventual punição desonrosa e o dever de os pilotos assistirem a aulas de ética. A ética, entre nós, passou de um ornamento supérfluo para ser tida como uma sanção aviltante. O facto de que já nem sequer resista qualquer pudor em o desvendar mostra como a ética cai a pique e sem pára-quedas…

Enviado por L. C.


Estamos salvos

António Ribeiro Ferreira, Correio da Manhã, 25 Janeiro 2010

É por estas e por outras que a política e os políticos estão desacreditados, o regime está podre e o futuro será pior do que o presente.

Aleluia! Paulo Portas anunciou ontem solenemente que o CDS vai abster-se na votação do Orçamento do Estado. As razões são patrióticas. Não quer deixar o País sem o precioso documento e sem o inimitável Governo do senhor presidente relativo do Conselho. A Pátria e os indígenas, que andavam ontem pelos centros comerciais a fazer mais umas comprinhas nos saldos, agradecem penhoradamente este notável sacrifício do CDS. Enquanto isto, sacrificando um merecido domingo de descanso, Manuela Ferreira Leite esteve reunida com o ministro das Finanças do Governo do senhor presidente relativo do Conselho.

A Pátria e os indígenas que enchiam as estradas do sítio esperaram com enorme ansiedade o desfecho de tão importante encontro. Ao fim de algumas horas, com o coração suspenso e os carros parados, ouviram a ainda líder do PSD afirmar, com ar convicto, que tinha recebido sinais muito positivos do senhor que está nas Finanças até vagar o lugar ocupado pelo seu amigo Constâncio no Banco de Portugal. É evidente que os tais sinais ficaram no segredo dos deuses, mas, seja como for, a Pátria e os indígenas respiraram de alívio. O Orçamento do Estado tem passagem garantida na Assembleia da República e o Governo do senhor presidente relativo do Conselho não se demite. Por tabela, os indígenas não vão ser obrigados, mais uma vez, ao penoso exercício de votarem e assim estragarem mais um domingo que deve ser passado, religiosamente, num qualquer centro comercial ou hipermercado.

Com a Pátria sossegada e o senhor Presidente da República feliz com o resultado das negociações, o sítio volta à normalidade. Isto é, continua pobre, deprimido, hipócrita, manhoso, irresponsável e, obviamente, cada vez mais mal frequentado. Com ou sem Orçamento, com ou sem o Governo do senhor presidente relativo do Conselho, a maldita realidade começa a impor-se cada vez mais e os seus efeitos vão sentir-se, mais tarde ou mais cedo, de uma forma brutal e implacável na vidinha dos indígenas. Com ou sem Orçamento, com ou sem o Governo do senhor presidente relativo do Conselho, o facto é que o sítio está sob vigilância externa, endividado até aos cabelos, com as contas públicas descontroladas e o desemprego em níveis nunca antes verificados. É por estas e por outras que a política e os políticos estão desacreditados, o regime está podre e o futuro será pior do que o presente. Mas, para já, estamos salvos.

Enviado por L. C.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Atenção, isto saiu da boca de um médico!

João Goulão e os efeitos das drogas

Heduíno Gomes

Atenção, isto saiu da boca de um médico que deveria saber dos danos irreversíveis das drogas, mesmo das ditas «leves», nos tecidos nervosos, incluindo no sistema nervoso central!
João Goulão, presidente do Instituto da Droga, no TV 24, 17.1. 2010-01-17, declarou que o perigo do «consumo recreativo» seria o de o consumidor se tornar dependente. E ficou por aí...

E os efeitos irreversíveis dessas drogas no sistema nervoso do consumidor enquanto «recreação»?

Este «técnico» esquerdóide do PCP e liberalóide dos costumes é um adepto e promotor das salas de chuto. Ver http://www.youtube.com/watch?v=ZOXn6n9ToDs


Mais informação sobre este beneficiário do complexo social-industrial da desgraça em: http://www.youtube.com/watch?v=yWqok86C87Q (telejornal com Associação das Famílias Numerosas)



As propostas de Ulrich para afundar o resto


T. Dias

Fernando Ulrich, presidente do BPI, defende um salário mínimo de 700 euros. Ao BPI não custa nada pois os seu empregados já ganham mais.

A proposta foi avançada durante um debate promovido pelo Instituto Sá Carneiro. Diz ele: «Para os contratados ao abrigo do novo Código, o salário mínimo será de 700 euros – deveria ser – actualizado anualmente de acordo com a inflação na Zona Euro. E as empresas terão que fazer uma contribuição social adicional de 2,5% da massa salarial, que terá que ser obrigatoriamente aplicado em seguros de saúde ou em seguros de vida ou em fundos de pensões, à escolha dos trabalhadores».

A parte marcada já está a entrar na perspectiva do negócio dos seguros, a que a banca não está alheia, nomeadamente o BPI. Muita massa salarial e mais encargos sociais. Percebe-se onde ele quer chegar... E as empresas descapitalizadas que se lixem!

Com banqueiros destes a olhar para o bem comum não são precisas mais donas Brancas.

Pequenas e médias empresas, sejam clientes do BPI, que o seu Presidente é muito vosso amigo!



Apelo a dadores de sangue B Rh negativo


Por motivo de doença grave, uma pessoa está hospitalizada e à espera de ser operada. Ainda não o foi por dificuldade de encontrar o raro sangue B Rh negativo.

Pede-se a quem tenha este tipo de sangue que contacte com urgência:

Luís de Carvalho (931 085 403) ou Pedro Leal Ribeiro (222 041 893).

Quem não possuir este tipo de sangue poderá ajudar divulgando este anúncio.

Esclarece-se que este anúncio não se dirige a sodomitas, impedidos de dar sangue pelas autoridades sanitárias por constituirem um grupo de risco.