domingo, 12 de janeiro de 2014

Sócrates e Eusébio


Mário Azevedo
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
Campo Grande, C6, Gabinete 6.1.7
1749-016 Lisboa

Página Pessoal: <http://educ.fc.ul.pt/docentes/mazevedo>


José Sócrates

Um depoimento de José Sócrates sobre Eusébio no seu espaço de opinião semanal na RTP1 está a provocar um «tsunami» de comentários, quase sempre jocosos, nas redes sociais.

Nessa declaração, que já circula em vídeo a uma velocidade supersónica, o ex-primeiro-ministro confessa-se benfiquista e «grande admirador» do falecido futebolista «desde tenra idade» e conta um episódio marcante vivido na sua infância, teria ele 8 anos – precisamente a grande vitória de Portugal (5-3) no jogo contra a Coreia do Norte, no Mundial de 1966, com quatro golos de Eusébio.

Narrativa de Sócrates:

«Lembro-me que tinha saído de casa com Portugal a perder por 3-0 e fui ouvindo pelas ruas da Covilhã, enquanto ia para a escola, gritos de alegria, através das janelas (…), pelos golos de Portugal. E cheguei à escola e já Portugal ganhava – e foi uma explosão de alegria na escola.»

Tudo teria ficado por aqui, se um observador mais atento não tivesse ido consultar o calendário.

Surpresa das surpresas, esse investigador «picuinhas» descobriu duas coisas: que o jogo Portugal-Coreia foi disputado a meio da tarde de 23 de Julho de 1966, um sábado, e que não podia haver escolas primárias abertas nesse dia, até porque as chamadas «férias grandes» começavam habitualmente em Junho…

Esta simples revelação movimentou de imediato as hostes anti-socráticas nas redes sociais, que estão a rebolar-se de gozo.

«Pois é, o que nós precisamos mesmo para levantar este País é de homens como Sócrates – gente aplicada e estudiosa que não se recusa a ir para a escola primária aos sábados à tarde, em plenas férias, e que, muitos anos mais tarde, sacrifica os domingos para fazer exames universitários», escreveu um dos comentadores.





Sem comentários: