Um pequeno percalço com um avião novo da ETIHAD AIRWAYS, a companhia aérea do Abu Dhabi.
Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o 2.º maior avião
de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta
do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.
Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft
Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos
motores, antes da entrega da aeronave à «Etihad Airways», de Abu Dhabi.
A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo «taxi-way»
(circulações periféricas) até à zona de descolagem.
De seguida, aumentaram os quatro motores para a potência de
descolagem, com um avião praticamente vazio. Sem terem lido os manuais de
operação, não têm ideia do peso exacto de um A340-600 vazio e como ele é leve.
O alarme de descolagem disparou no «cockpit» devido a todos os 4
propulsores se encontrarem na potência máxima.
Os computadores do avião assumiram que estavam a tentar descolar, mas
as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam devidamente
feitas.
Um
dos tripulantes da ADAT, aborrecido com o alarme, decidiu desligar o Sensor de
Proximidade do Solo para o silenciar. Este procedimento «engana» o avião,
fazendo-o «pensar» que está no ar.
Os
computadores libertaram automaticamente todos os travões e impulsionaram o avião.
A
tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os travões a funcionar.
Nem
um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima, e por isso a
aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio
numa barreira de retenção, ficando destruída.
Desconhece-se
a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer
em França quer nos outros países.
A cobertura mediática do caso foi considerada como sendo insultuosa para
os árabes muçulmanos.
Um Airbus: 200 milhões de dólares. Tripulação árabe sem treino: salários
de 300 mil dólares por ano. Manual de operações não lido: 300
dólares.
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória
do muro: sem preço.
Não foi por mero acaso que a Natureza lhes
deu camelos como meio de transporte!
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